PRINCÍPIO DA CONTABILIDADE
A Contabilidade é uma ciência social que através da execução de serviços técnicos, controla, organiza, estuda e avalia o patrimônio de uma entidade (física ou jurídica) permanentemente,independente se a busca é por resultados financeiros,sociais ou expansivos.
Compete à Contabilidade registrar os atos e fatos administrativos e produzir informações que possibilitem ao administrador planejar e controlar suas ações, para traçar os objetivos da entidade.
Funções
• Registrar os fatos administrativos (memória).
• Demonstrar e controlar as mutações patrimoniais (controle).
• Servir como elemento de prova em juízo ou tribunal.
• Fornecer elementos para que os acionistas ou sócios possam examinar as contas da diretoria e aprová-las ou não.
• Demonstrar ao fisco o cumprimento da legislação tributária.
• Fornecer dados para a tomada de decisões, etc.
Usuários da contabilidade
Sócios
Administradores
Fornecedores
Clientes
Empregados
Bancos
Investidores
Concorrentes
A comunidade (sociedade)
Governo
Outros (por diversos motivos, inclusive a curiosidade)
Princípios Fundamentais da Contabilidade
ENTIDADE
Uma pessoa para quem é mantida a contabilidade. Sócios e Em presa são pessoas distintas. Não se deve confundir o dinheiro da empresa com o dinheiro dos sócios.
CONTINUIDADE
A CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
OPORTUNIDADE
Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos