Principios e Postulado do serviço social
AUTODETERMINAÇÃO: A formação profissional do assistente social com base e ideia a doutrina católica, idealizavam um projeto societário, garantindo a ordem social, também buscavam a dignidade humana e Postulavam uma ação profissional pautada na reeducação moral, seguido de um mínimo de bem estar ou de atividade profissional que assegurasse condições mínimas de sobrevivência, assistência a menores e algumas garantias legais para minorar as condições de trabalho.
INDIVIDUALIZAÇÃO:
Busca pela harmonia entre as classes sociais organizadas sobre o ideário do bem comum postulado pela filosofia neotomista, usando uma doutrina que represente um meio termo entre o individualismo e o coletivismo.
ACEITAÇÃO:
O indivíduo é livre para produzir, para consumir, para a indústria, mas sua liberdade consistia em aceitar o salário e as condições que lhes impunham para conseguir viver.
POSTULADOS:
A – Postulado da dignidade da pessoa humana:
O Assistente social teve como dever garantir o bem estar das pessoas, garantindo o direito natural, beneficiando patrões e operários, tendo como tarefas de orientar vocações, prevenir acidentes de trabalho, melhorar as condições de vida do empregado e ao mesmo tempo, garantir o rendimento da empresa, estabilizar as condições de trabalho, programar medidas de proteção à saúde, preservando a dignidade humana e o desenvolvimento da personalidade.
B – Postulado da sociabilidade essencial da pessoa humana:
O ser social é incompleto utiliza da sociedade para o cumprimento de seu fim último, na qual a sociedade é instancia na qual o homem pode completa-se e realizar-se como pessoa humana. Junto com outros indivíduos pode corrigir as más formações e construir o alicerce de suas obras. Em outras o ser precisa da sociedade para se realizar, já que ninguém vive sem se relacionar.
C – Postulado da perfectibilidade humana: Homem é imagem e semelhança de Deus, que tem alma e busca pelo fim ultimo (a vida eterna), dotado de