Principios e fundamentos da linguagem e comunicação
A linguagem é uma forma que as pessoas usam pra se comunicar entre si, mostrando ideias e sentimentos por meio da fala, da escrita, de imagens e gestos. As pessoas costumam fazer uso da linguagem no seu cotidiano, pois o seu uso é indispensável, sendo verbal ou não-verbal. Dessas praticas cotidianas que surgiram a relação ao verbo, na linguagem verbal são agregadas a escrita e a fala, temos como exemplo o diálogo, as informações no rádio, na televisão ou imprensa, entre outros; Na linguagem não-verbal, fazemos uso de outros recursos de comunicação, como por exemplo as placas, as figuras, os gestos, os objetos, as cores, ou seja, dos signos visuais.
2.1 A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO MUNDO SOCIAL E CULTURAL
A linguagem é de extrema importância para que a troca de ideias, informações e sentimentos sejam feitos através da comunicação dos indivíduos, no meio social, cultural e até mesmo no profissional, a interação só existe se a mensagem que é transmitida de um individuo é recebida por outro é a mesma, só assim pode ser compreendida.
Por estar sempre associada aos indivíduos, a linguagem, acompanha a evolução e as modificações humanas, sendo elas de caráter politico, tecnológico, dos avanços sociais, costumes e das gerações sociais e culturais, não podendo ser modificada ou criada por um único individuo, pois tem que ter a aprovação de uma comunidade, já que não será usada isoladamente e sim pela comunidade, pela sociedade.
As relações humanas com a linguagem que se modificam e surgem através dos tempos tem grande participação nas mudanças sociais e culturais dos indivíduos. Vemos essas modificações através dos tempos como patrimônio social, que colabora e é responsável por quem somos e pelo que aprendemos, transmitidos desde as mais antigas linguagens para as novas gerações. Com isso, observamos que “a linguagem modifica a cultura e esta modifica aquela.”
2.2 TIPOS DE COMUNICAÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES
O ato de tornar comum uma mensagem ou