Principios Economia
A diferença de produtividade entre os países é o que varia o padrão de vida da população, a quantidade de bens e serviços produzidos em uma hora de trabalho. A taxa de crescimento da renda média é determinada pela taxa de crescimento da produtividade do país.
Maior produtividade significa maior acesso a tecnologia, à boa educação e melhores ferramentas de trabalho, em países que já fizeram investimentos para sanar esses problemas, a produtividade aumenta e, com isso, bens e serviços se tornam mais acessíveis e menos custosos.
Princípio 9: Os preços Sobem o Governo Emite Moeda Demais.
Trata-se da inflação, a elevação de preços que ocorre na sociedade de forma geral. Sua causa principal é pela elevação da quantidade de moeda em circulação. Manter a inflação em níveis baixos é um objetivo permanente para uma boa economia.
A falsificação de moeda também contribui para o aumento da inflação, pois aumenta a quantidade de dinheiro em circulação. Se em curto prazo o efeito de uma injeção monetária na economia significa aumento dos preços com diminuição do desemprego, esse recurso pode também trazer desvalorização cambial. Mais dinheiro em circulação significa mais gastos, em todas as esferas da sociedade. Aumenta-se a demanda de produtos, o que joga os preços para cima.
A ideia é aproveitar os períodos de aumento de demanda para elevar o número de contratações. Da mesma forma, a falta de moeda faz com que se gaste menos, gerando assim menor demanda e menos vagas de trabalho.
Princípio 10: A Sociedade Enfrenta um Tradeofff de Curto Prazo entre Inflação e Desemprego.
Quando ocorre uma maior emissão de moeda há duas consequências: menos desemprego e mais inflação. Por uma série de motivos, pelo menos no curto prazo, a diminuição da inflação leva ao aumento do desemprego e vice-versa. Este efeito é medido por um gráfico chamado curva de Philips.
A escolha