Principios da Contabilidade
GURUPI-TO
2013
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Trabalho apresentado como requisito para obtenção parcial de nota na disciplina de Contabilidade Introdutória I do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unirg.
GURUPI-TO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional. A partir de 02.06.2010, Os "Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)", citados na Resolução CFC nº 750/1993, passam a denominar-se "Princípios de Contabilidade (PC)", por força da Resolução CFC 1.282/2010. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades. Assim este trabalho irá tratar destes princípios da contabilidade lembrando que são essenciais para a execução das tomadas de decisões das empresas, primeiramente será abordado o conceito básico de contabilidade e posteriormente a definição dos princípios segundo a Resolução do CFC Nº 750/93.
2 O CONCEITO DE CONTABILIDADE
A contabilidade é a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio, sua função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fatos que compõem o patrimônio das entidades, e tem como principal objetivo fornecer informações que auxiliaram nas futuras tomadas de decisões (ZANLUCA, 2013).
De acordo com Marion (2009, p. 28):
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
Como citado anteriormente a contabilidade é