Principios da contabilidade
Trabalho realizado em grupo com o intuito de entender melhor os preceitos contábeis. Mister é a abordagem dos princípios para que haja perfeita harmonia no estudo da disciplina de contabilidade.
Orientador: Prof. Angelita Delfino
Porto Alegre, novembro de 2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO......................................................................................05 a 20
CONCLUSÃO 21
BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................22
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é analisar pormenorizadamente os Princípios da Contabilidade, para que, posteriormente, possamos entender melhor a aplicabilidade dos mesmos na disciplina e, até mesmo, em nossas carreiras profissionais.
Os princípios da Contabilidade são constantemente visualizados no cotidiano das empresas, e nada melhor do que um estudo detalhado de tais preceitos para fazer com que o acadêmico lide melhor em situações adversas.
O presente trabalho não trata apenas de Princípios da Contabilidade, mas também da Deliberação da CVM N.º 539, de 14 de março de 2008. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é “uma autarquia vinculada ao ministério da Fazenda e tem por escopo disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado”. A deliberação – conforme estudaremos mais adiante – trata, basicamente, dos conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos.
DESENVOLVIMENTO
Princípios da Contabilidade
Princípio da entidade
O patrimônio da empresa não se mistura com o dos sócios. Não se deve usar o patrimônio da empresa para fins próprios assim como não devemos usar o nosso patrimônio para cobrir despesas da empresa, essa diferenciação é necessária para se saber qual o real lucro e/ou prejuízo acumulado pela empresa e os