Principios Básicos do Eletrocardiograma
Esse registro é feito através de eletrodos que medem as alterações do vetor elétrico geradas pelas ondas de despolarização e repolarização através do músculo cardíaco.
Durante a onda de despolarização, a diferença entre as cargas na superfície gera um campo elétrico que é percebido pelo eletrodo. Quando esse campo de despolarização se aproxima do eletrodo, o registro gráfico se curva para cima. Se esse mesmo potencial se afastar do eletrodo o gráfico se curva para baixo.
Quando ocorre uma onda de repolarização, acontece o contrario, pois o campo elétrico formado tem sentido oposto ao anterior. O gráfico se curva para baixo quando ela se aproxima, e para cima quando ela se afasta.
Um ciclo completo do coração é registrado pelo ECG (eletrocardiograma) em cinco ondas principais:
A onda P
O complexo QRS
A onda T
A onda P é o registro da despolarização dos átrios. Essa despolarização sofre um pequeno atraso no nódulo AV, e então ocorre a despolarização ventricular, registrado no complexo QRS. Quase ao mesmo tempo, ocorre a repolarização arterial, mas seu registro é encoberto pela despolarização ventricular.
Depois do complexo QRS, vem a onda T, que representa a repolarização ventricular. A repolarização ventricular ocorre no sentido contrario, do epicárdico para o endocárdio. Por isso, apesar de ser