Principios basicos sobre sensoriamento remoto
UNIDADE I – PRINCIPIOS BÁSICOS SOBRE SENSORIAMENTO REMOTO
1- CONCEITOS: 1.1- DEFINIÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO: O termo sensoriamento remoto refere-se ao conjunto de atividades relacionadas com a aquisição, o processamento e análise de dados coletados por sensores acoplados em plataformas como aeronaves (aviões) e espaçonaves (satélites), com o objetivo de estudar o ambiente terrestre, considerando o fluxo de energia radiante emitido e/ou refletido pelos alvos que compõem a sua superfície. Em outras palavras, o termo sensoriamento remoto está ligado ao método que utiliza a RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA (REM) modificada ou produzida pelas propriedades físicas e químicas de alvos relacionados com recursos naturais e ambientais da Terra, como meio para obter informações destes alvos remotamente, isto é, sem necessidade de entrar em contato físico com os mesmos. Ou ainda, Sensoriamento remoto:
“É a Tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados, da superfície terrestre, através de captação e do registro de energia refletida ou emitida pela superfície. (Florenzano, 2002”.)
2- ELEMENTOS DA FASE DE AQUISIÇÃO: Considerando a metodologia para geração de informações na área de sensoriamento a nível orbital, podem ser destacadas duas fases: a) aquisição – relacionada com os processos de detecção e registro dos dados e b) fase de análise – que compreende o tratamento e a interpretação dos dados obtidos. No caso da fase de aquisição, pode-se identificar a participação de elementos cuja a influencia nas características dos dados obtidos devem ser bem compreendidas de modo a possibilitar uma correta interpretação. Dentre os quais se destacam a energia radiante, a fonte, o alvo, a trajetória e o sensor.
1
Profa. Dr. Dagolberto Calazans............................Disciplina de Sensoriamento Remoto – Eng. Ambiental-CEUMA
Figura 04: A