Principios ativos e suas açoes
ÁCIDO GLICIRHÍZICO
Extraído do alcaçuz. Foi utilizado pela primeira vez, no tratamento de úlceras estomacais pelas propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas. Nas formulações pode ser utilizado em associações com ácido glicólico e ácido retinóico.
ÁCIDO GLICÓLICO
É o Alfa-Hidróxi-Ácido de menor estrutura e menor peso molecular e o que possui maior poder de penetração e absorção epidérmica.O Ácido Glicólico atenua a coesão dos corneócitos, e acelera o processo de “deslocamento” e “remoção” das células mortas da camada córnea, provocando gradual afinamento.Atua nas hiperqueratoses foliculares, desobstruindo os folículos pilo-sebáceos.Regula a hipersecreção sebácea.Reduz as manchas epidérmicas e sequelas de acne.Estimula a produção do colágeno e elastina, o que o torna indicado nos tratamentos de peles envelhecidas.
Outros aha´s utilizados em cosméticos
Ácido Láctico Ácido Cítrico Ácido Málico Ácido Tartárico
ÁCIDO HIALURÔNICO
Ocupa os espaços entre células e fibras, possui capacidade de retenção de água (hidratação) transporte de substâncias, regulação de funções etc.
ÁCIDOS-PEELINGS
Reduz as manchas epidérmicas e sequelas de acne. Estimula a produção do colágeno e elastina, o que o torna indicado nos tratamentos de peles envelhecidas.
ÁCIDO SALICÍLICO
Possui uma função fenólica e outra ácida. É conhecido como agente ceratolítico em concentrações superiores a 5%. tem propriedades ceratoplásticas, ou seja, reguladoras da queratização.
ALGAS MARINHAS
As algas marinhas são cerca de dez vezes mais ricas em oligoelementos do que as plantas terrestres. A ação cosmetológica das algas é consequente da presença dos seus complexos orgânicos iodados que se combinam com as proteínas da pele e se transformam em complexos iodo-proteínas que são posteriormente eliminados pelo organismo. Estes complexos excitam o metabolismo celular produzindo, por oxidação, a redução do excesso de tecido