principio de arquimedes
Empuxo e Princípio de Arquimedes
Fisica Experimental II – LE302
23/04/2012
Materiais e métodos:
Experimento 1:
-1 Suporte de pesos de 10g;
-3 pesos de 50g;
-Béquer de abertura lateral;
-1 Balança;
- 1 Béquer;
- Agua;
- Dinamômetro;
Experimento 2:
- Barbante;
- 2 bases de suporte;
- 2 barras de suporte;
- Béquer;
- Agua;
- Dinamômetro;
- 1 peso de alumínio;
- 1 peso de ferro
Procedimento Experimento 1:
Primeiramente com o dinamômetro, medimos o peso dos seguintes componentes do experimento: balança, béquer pequeno, suporte de pessoas de 10 g e dos três pesos de 50g.
Inicialmente pesamos, com o dinamômetro, com pesos de 60g , 110g, e 160g, dentro do béquer que continha agua. Após isso, pegamos o béquer de abertura lateral e completamos com agua até que ficasse em seu limite para não transbordar pela abertura lateral , e posicionamos o béquer pequeno vazio ao lado do mesmo.
Colocamos o peso de 60g dentro do béquer de abertura e observamos o volume de agua sendo deslocado para o béquer menor. Depois disso, pesamos o béquer pequeno com o dinamômetro Este procedimento foi repetido para todas as medidas de peso (110g e 160g).
Após a coleta de dados verificamos a existência da força ao fazermos a diferenciação entre o Par e Págua, levando em consideração o peso do béquer pequeno e da balança.
Procedimento Experimento 2:
Juntamos na preparação do experimento as duas bases de suporte, fixando a barra de suporte maior entre elas. O Nós dupla foi encaixado nesta barra para segurar a barra de suporte menor que vem com um fixador para o dinamômetro que mede o peso(N) dos objetos.
O objetivo desse experimento foi determinar a densidade dos objetos por meio do empuxo. Para isso, pegamos um béquer com agua e colocamos embaixo da montagem. Pesamos o objeto de alumínio, ferro e do material desconhecido, fora da agua com o