Principio da economia
CRESCIMENTO ECONÔMICO: Aumento do PIB (bens e serviços). Cresce, mas não distribui, acumula a renda (ricos + ricos / pobres + pobres).
CLASSIFICAÇÃO DE BENS: * ECONÔMICOS: tem que ser relativamente escasso. Requer trabalho para ser obtido e possível de ser avaliado monetariamente (ou seja, tem preço). * NÃO ECONÔMICOS: Tem em abundância na natureza, não precisa trabalhar para tê-lo e não tem como mensurar valor. Ex: ar, água, energia solar.
O produto econômico gerado na atividade econômica é formada por bens e serviços.
QUESTÕES DE ORDEM ESTRUTURAL: aquilo que dá sustentação a todo sistema econômico. Ex: as vigas de um prédio. Demora para ser feito, demora para mexer e gera uma história. Só consegue mexer ao longo do tempo e dá sustentação. Geralmente tem conseqüências na atividade econômica.
QUESTÕES DE ORDEM CONJUNTURAL: coisas do cotidiano e é mais fácil de resolver. Ex: a crise financeira. O Brasil tomou uma série de medidas ára não afetar a economia interna. São decisões de ordem política/econômica de solução mais rápida, conserta mais rapidamente. Ex2: as paredes do prédio que podem ser movidas.
ANÁLISE MICROECONÔMICA: 1) ANÁLISE DA PROCURA: (demanda) – necessidades: quando procura e tem intenção de comprar 2) ANÁLISE DA OFERTA: é quem disponibiliza os produtos / serviços 3) ESTUDO DE MERCADOS: relação entre oferta e procura.
PROCURA: é uma relação entre preço e quantidade que consumidores estão dispostos e aptos (R$) a adquirir. A procura está relacionada a preço. “Se não tenho dinheiro não compro”.