principe maquiavel
O Pensamento Político de Maquiavel
Como foi estudado, o Renascimento foi um período de muitas mudanças e renovação e trouxe diversas inovações no campo cultural. E uma dessas mudanças e inovações foi elaborada por Maquiavel, que procurava fazer uma filosofia política tendo em vista a dominação dos homens.
Com Platão,Aristóteles, Tomás de Aquino a teoria do estado e da sociedade estava relacionada à moral e tinhacomo ideais uma organização política e social. Já Nicolau Maquiavel defendeu a visão de que um “governante”, caso fosse necessário, poderia e deveria ser cruel ou cometer fraudes para ter e manter o poder.
Feito prisioneiro e exilado, Maquiavel criou suas principais obras: Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, O Príncipe, AHistória de Florença, entre outros.
Em sua principal obra, O Príncipe,é mostrado o pensamento político de Maquiavel e é possível ver uma verdadeira análise do poder político, visto de dentro e de perto, pois ele conhecia bem os mecanismos de poder,já que havia feito parte do Estado.
Em suas obras destaca-se a separação da política com a ética. Para ele, a política era uma coisa só: conquistar e manter o poder. A religião, a moral e todo o resto que normalmente eram ligadas à política, não eram importantes para ele a não ser que a religião etodo o resto fossem ajudar na conquista ou na manutenção do poder.
O único valor claro na obra de Maquiavelsão os conceitos de: virtu e fortuna. A virtu seria a capacidade de adaptação aos acontecimentos políticos que levaria à permanência no poder. A ideia de fortuna em Maquiavel vem da deusa romana da sorte e representa as coisas inevitáveis que acontecem aos seres humanos. Numa definição modernizada, virtu é o conjunto das nossas qualidades pessoais e fortuna são os fatores fora de nosso controle, digamos, a nossa “sorte”. Para ter sucesso era preciso de ambas e que até certo ponto, muita fortuna compensa um pouco de falta de virtu e vice-versa.