Principal obra Mars
Nas décadas de 60 e 70 com o fortalecimento dos avanços tecnológicos, a certeza da globalização , Aparece um Pensador, filósofo palestrante considerado pensador mais importante desde Newton, Darwin, Freud, Einstein e PavlocV, sempre presente nas principais universidades palestrando.
“McLuhan era muito talentoso com as palavras e seu talento para a retórica o fez se destacar em ambas as extremidades do espectro: dos seus entusiasmados seguidores aos que negavam sua importância. Ele era um poeta-sociólogo, algo que, normalmente, não encontramos”, ponta Mo Cohen, editor da Gingko Press, a quem o espólio de McLuhan transferiu a responsabilidade de negociar sua obra ao redor do mundo.
Para Cohen, a velocidade das mudanças que o mundo das comunicações enfrenta, somada à transformação que os novos suportes e linguagens trazem aos consumidores de conteúdo, é um grande sinal de que McLuhan estava certo, há 50 anos, quando defendeu que os meios seriam “extensões do homem”.
“Geralmente, estamos hoje mais conscientes de que cada tecnologia cria um ambiente novo, algo geralmente despercebido”, explica. “Ele nos ensinou como identificar esses novos ambientes, examinando os seus efeitos. Devemos estudar os efeitos colaterais da mídia para perceber o atual ambiente”,
Dono de inúmeros slogans como
“O meio é a mensagem”
“Olhamos o presente por um espelho retrovisor. Marchamos de volta ao futuro”
“Um meio de comunicação modifica outro, assim como um idioma é alterado por seu contato com outro”
“Toda publicidade anuncia publicidade”
“Atualmente, cada um de nós vive centenas de anos em uma década”
“Hoje, o negócio do mundo dos negócios é criar novos negócios”
“Qualquer homem hoje é, de certo modo, um artista”
“O futuro do livro é a sinopse”
Criador de inúmeras obras como a da idéia de ‘aldeia global’ trouxe para a educação novo enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicação. "Uma rede mundial de ordenadores