Principais Teorias Demograficas
1. Introdução.
Este trabalho expõe as principais Teoria Demográficas que são: Teoria Malthusiana, Neomalthusiana, Teoria Reformista, Teoria da Transição Demográfica e a Teoria Eco malthusiana.
De uma forma resumida, descreví o historial de cada Teoria, ilustrando o ano da criação, o seu criador, o que cada teoria defendia e quais foram ou são os objectivos de cada Teoria.
Inúmeras teorias foram elaboradas para tentar explicar o crescimento populacional. Dentre elas, é comum se destacarem três, que estão profundamente inter-relacionadas: a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista.
1.2. Objectivos
Objectivo Geral:
Ilustrar as principais Teorias Demográficas.
Objectivos Especificos:
Descrever as Principais Teorias Demográficas;
Ilustrar um breve Histórial das principais Teorias Demográficas;
Diferenciar e Ilustrar a interligação das Teorias.
1.3. Metodologia.
Para a Elaboração deste trabalho foi usado a metodologia de Pesquisa bibliográfica.
CAPITULO II
2. Resumo.
Teoria Malthusiana.
Elaborada pelo inglês Thomas Malthus (1776-1834). Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6...). Sendo assim, em um determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra. As maiores contestações a essa teoria são que, na realidade, ocorre grande concentração de alimentos nos países ricos e, consequentemente, má distribuição nos países pobres. Essa teoria previu um crescimento semelhante ao do gráfico abaixo, porém, em nenhum momento, a população cresceu conforme a previsão de Malthus.
Teoria Neomalthusiana.
Elaborada após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), argumentava que, se o crescimento demográfico não fosse contido, os recursos naturais da Terra se esgotariam em pouco tempo. Foi sugerida uma rigorosa política de controlo da