Principais Rochas e Minerais
Os minerais são substâncias encontradas na natureza, formados por uma composição química equilibrada, resultante de milhões de anos de processos inorgânicos (ação do calor, pressão, etc). Todos os minerais são sólidos, como feldspato, mica, quartzo. A água, apesar de ter fonte mineral, não é um minério, assim como o mercúrio (que é líquido em temperatura ambiente).
As rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Existem três classificações para as rochas, de acordo com a sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas Magmáticas - (ou Ígneas ou Vulcânicas) São formadas pelo magma lançado pelos vulcões, quando o magma se solidifica ocorrendo o resfriamento no interior da Terra, sofrendo forte pressão, transformando-se em rocha, e chamado de intrusiva. Ex.: Granito. E quando o magma é lançado para fora em forma de lava, se solidificando com o tempo, e chamado de extrusiva. Ex. Pedra-pomes e basalto. O granito e formado por três minerais: Mica (preto), feldspato (cinza) e quartzo (brilhante). Rochas Sedimentares - São rochas que se apresentam em forma de sedimentos ou camadas. As características: menos duras que as magmáticas e podem conter restos de animais, (fosseis). Ex.: Areia, arenito, gesso, argila, calcário. Rochas Metamórficas - São as que resultam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares. Ex.: Ardósia (usada em pisos), Gnaise (do granito) Mármore (calcário) O nosso país é muito grande e possui um subsolo muito rico. Apenas uma parte delas já foi localizada, com exemplo temos: CARVÃO-DE-PEDRA - Originou-se dos depósitos de resíduos vegetais de grandes florestas que existiam em determinadas regiões da Terra. Utilizado em indústrias, e na produção de energia, encontrado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. MANGANÊS - É utilizado, como mistura, na fabricação do aço. Bahia, Minas Gerais, Amapá e Mato Grosso COBRE: É empregado