Principais questões em Economia Política Internacional
A economia politica internacional é a área que estuda a conexão da economia e da política em uma atuação conjunta no âmbito internacional, que nos traz uma nova abordagem, um pouco diferente do que costumamos tratar por questões de Estado. O foco das RI, desde seus primórdios, sempre foram as questões referentes à guerra e paz, conflito e cooperação. A partir do momento que surgem os estudos da EPI, como algo realmente relevante, nosso foco passa a ser direcionado aos problemas de riqueza, pobreza e distribuição no sistema internacional. Sua importância nos estudos das RI está firmemente atrelada aos contextos sociais, que na maioria das vezes acabam por ser responsáveis pelas grandes revoltas, que ocasionam justamente, aquilo que às RI mais tendem a evitar: as guerras. Ou seja, a EPI estuda os aspectos voltados à produção e distribuição das riquezas geradas nesse sistema de produção capitalista no qual vivemos, apontando os índices, de pobreza, deixando claro aos estudiosos quais as falhas que impedem uma nação de se desenvolver de maneira eficiente, por exemplo.
2. Cite os principais argumentos das três principais teorias de EPI: o mercantilismo, o liberalismo econômico e o marxismo. Qual teoria é melhor do que a outra? Por quê?
O mercantilismo tem por característica marcante a ideia de que a economia é um instrumento da política do Estado, sendo subordinada a esta, com a finalidade principal de construir um Estado forte, para que este, ciclicamente, venha a fortalecer o poder econômico do próprio Estado. Para os mercantilistas, a economia internacional era sempre classificada como uma área conflituosa, que impõe que os ganhos de um Estado, implicam diretamente na perda de outro. A teoria mercantilista defende também a importância de estudarem-se as questões referentes à produção de riquezas, pois são estas que virão a formar a base de um Estado forte.
Já o liberalismo tem por característica a busca por