Economia
Economia, a ciência social que estuda as escolhas que a sociedade faz sobre como utilizar os meios e recursos que dispõe, principalmente os escassos, favorecendo e beneficiando ao máximo a todos.
No nosso cotidiano atual, a palavra economia aparece constantemente. Podemos citar a crise econômica dos Estados Unidos da América como exemplo, afinal, nessa época só se falava em como essa crise afetaria a economia mundial, como a economia ficaria após a crise, e etc.
A palavra economia vem do grego oikonomía, que, no seu sentido original, seria a administração da casa, e, mais para frente, foi associada à administração da coisa pública, por se tratar, como já dito antes, da administração dos bens e recursos, com foco nos bens escassos.
A economia é uma ciência tão ampla que ainda pode ser correlacionada com muitas outras disciplinas, como matemática e estatística, física e biologia, política, história e geografia e até mesmo moral, justiça e filosofia.
Alguns conceitos importantes são considerados as bases de estudo da ciência econômica. São elas a ciência social, a escolha, a escassez, as necessidades, os recursos, a produção e a distribuição.
Como ciência social, a economia avança até o campo das ciências humanas, por se tratar em grande parte das decisões humanas, as decisões econômicas que envolvem juízo de valor e que acabam acarretando diferentes formas de interpretação, e, como conseqüência, várias formas de pensamento econômico.
Em toda sociedade, por mais organizada e produtiva que seja, há um embate, pois os recursos produtivos (matérias-primas, mão de obra, produção, etc.) são limitados e alguns não são renováveis, como o petróleo, e as necessidades humanas são ilimitadas, e estão em constante renovação, seja pelo crescimento populacional ou pela própria necessidade de se ter mais e melhor.
Por conseqüência desse fator, a escassez é gerada, pois as sociedades se deparam com o problema de recursos limitados contra