Principais questões do livro "O que é poder"
Lebrun, G. – O que é poder
1- Segundo a introdução do livro, explique os objetivos que levaram o autor a escrever o texto.
Gérard Lebrun pretende apresentar o conceito de “poder” de forma ativa, buscando os diversos e complexos significados dessa palavra, bem como a sua origem, afim de conduzir o leitor a abandonar certos preconceitos e mal entendidos. De acordo com o autor, apenas o entendimento do contexto histórico no qual surgiu a definição moderna de “poder”, que, segundo ele, tem um sentido “a um só tempo vago e maléfico”, seria capaz de fazer com que o leitor compreenda que “poder” é um conceito abstrato e por isso não se trata de uma coisa simples e não pode ser subestimado.
2- Qual a diferença entre poder e autoridade, tal como aparece na crítica ao conceito de poder em Parsons?
Para Parsons, só se tem poder quando se tem autoridade e esta é o consentimento da nação de que o detentor do poder pode realizar ações em nome da coletividade, não sendo necessário o uso de forças de coerção. A crítica é feita exatamente sobre a minimização, de Parsons, dessas forças, pois para diversos autores elas são essenciais para a execução do poder.
3- Na concepção moderna de poder político, segundo Hobbes, quem está acima, o soberano ou as normas e as leis?
Hobbes defende que, na concepção moderna de poder, o soberano está acima de tudo e de todos, já que ele pode criar ou anular leis segundo sua vontade, não estando sujeito a nenhum tipo de dominação. O soberano tem o monopólio legítimo sobre o uso da força.
4- Qual(is) a(s) diferença(s) entre Comunidade Política na Grécia antiga e na modernidade europeia?
Na Grécia antiga, a Comunidade Política não diferenciava governantes de governados, pois baseava-se no princípio da igualdade e, na vida pública, não havia dominação, apenas na vida privada se percebia uma relação hierárquica. Já na modernidade europeia não há organização política sem dominação, há uma