PRINCIPAIS PERÍODOS DA FILOSOFIA
FACULDADE ISEIB DE BETIM
PRINCIPAIS PERÍODOS DA FILOSOFIA
BETIM
2014
ADELSON FRANCO
FABRICIA GOMES
INGRID ALMEIDA
LILIANE LOPES
NELSON MORAIS
THALITA DOS SANTOS
ADMINISTRAÇÃO/ 3º PERÍODO
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento acadêmico na disciplina de Filosofia, do curso de Administração, 3° Período, do Instituto Superior de Educação de Ibituruna em Betim, ministrado pelo professor Marcos M. Munhoz.
BETIM
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Sabemos que a filosofia é uma das disciplinas mais antigas do planeta é muito importante para a humanidade, pois surgiu para questionar e responder perguntas que fazemos diariamente, procurando explicar à existência de forma racional, distinguindo religião e mitologia. Portanto, passou por mudanças consideráveis, significativas no decorrer dos anos, décadas e séculos.
Mostraremos a seguir em nosso trabalho, alguns fatos que contribuíram para estas modificações até nos dias atuais. Como a Renascença que retrata o renascimento da educação e civilização clássica e destaca Platão, Aristóteles como um dos principais autores que marcaram a época. A Filosofia Moderna período conhecido como o Grande Racionalismo Clássico, marcado por transformações culturais, sociais, religiosas e econômicas. O Iluminismo foi um movimento que se baseava na razão, e a Filosofia Contemporânea mais relacionada aos dias atuais.
FILOSOFIA DA RENASCENÇA
O renascimento foi o período da história da filosofia na Europa que está situado entre a Idade Média e o Iluminismo (entre o século XIV e o século XVI). Entre os elementos característicos da filosofia do renascimento estão o renascimento da educação e civilização clássica e um retorno parcial à autoridade de Platão sobre Aristóteles. O período foi marcado por