principais doenças causadas por bacterias
Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculoses.
Hanseníase (lepra): transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra).
Difteria: provocada pelo bacilo diftérico.
Coqueluche: causada pela bactéria Bordetella pertussis.
Tétano: causa do pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani).
Tuberculose: E uma doença causada através da infecção pelo Mycrobacterium tuberculosis, também chamado bacilo de Koch, que recebeu este nome em homenagem ao médico alemão que o descobriu: Heinrich Hermann Robert Koch.
Prevenção: Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de AIDS não devem receber a vacina. A prevenção da tuberculose inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.
Tratamento: O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo.
Sintomas: Febre baixa geralmente à tarde, Palidez, Emagrecimento acentuado, Rouquidão, Fraqueza, Prostração.
Hanseníase: A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz.
Prevenção: Apesar de não haver uma forma de prevenção especifica, existem medidas que podem evitar as incapacidades e as formas multibacilares, tais como: Diagnóstico precoce.
Tratamento: O tratamento é ambulatorial, com doses mensais supervisionadas administradas na unidade de saúde e doses auto-administradas no domicílio.
Sintomas: Área de pele seca e com falta de suor, Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade, Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber, Mal