PRINCIPAIS DEFEITOS PSICOLÓGICOS DO SER HUMANO
EU NÃO TENHO SANGUE DE BARATA…
Sempre fomos educados a acreditar na “realidade” de nosso Ego. Sempre imaginamos que quanto menos Ego tenhamos, menos existentes e vivos seremos. Muitos pensam que quanto mais se anula e elimina a presença do Ego em nossa vida, mais infeliz e anulada será nossa vida.
Em nosso estado mental cotidiano, nosso Ego parece enorme, concreto e importante; ele parece ser justamente nosso melhor amigo, protetor e benfeitor, aquele que nos faz sentir “alguém na vida”. É esse Veneno Mental, o nosso querido Ego, que nos faz sentir a necessidade de ser importantes, de reagir perante os problemas e afrontas que a vida nos joga. Grande ilusão esta.
Na verdade, ele é o nosso pior inimigo, uma fraude que nos engana, fazendo-nos sentir que não podemos existir ou viver sem ele. Como um monstro morando em nosso coração, em nossa mente e em nossas energias, ele está sempre pronto para fazer coisas ruins e causar problemas a nós e aos outros.
Nosso Ego tem um monte de truques para se manter na ativa. Por isso, devemos prestar atenção quando começarmos a nos dizer: “Se eu não cuidar do número 1 (‘eu mesmo’), não vou trabalhar e vou acabar passando fome, ou serei desprezado por todos, não me destacarei no emprego, não serei alvo das atenções de ninguém”… “Se eu ficar me distraindo com esse assunto de ‘Morte do Ego’ acabarei virando um vegetal. Posso até morrer ou ficar insano!” Enfim, o ego tem mais defesas do que imaginamos.
Não há dúvida de que é do nosso próprio interesse nos livrarmos desse “demônio interior” o mais rápido possível (a menos que sejamos desequilibrados, endurecidos psicologicamente e masoquistas, e gostemos da eterna dor física, emocional e mental).
Ao recolher e responsabilizar nosso Ego por todos os nossos problemas, com certeza iremos gerar o desejo de cuidar mais e melhor de nossa Consciência Divina, de nosso mundo interno e de nos livrar desse ego o mais rápido