Principais Conflitos Do Oriente M Dio
Guerra do Golfo:
Durante as décadas de 80 e 90, o Iraque passava por uma crise devido ao baixo valor do petróleo. O país achava que a culpa era do Kuwait, porque os iraquianos acreditavam que eles haviam vendido suas cotas de petróleo por um preço acima do estipulado pela OPEP (Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo). Por causa disso, o Iraque invadiu o Kuwait. Como muitos países compravam esse produto do daquele país, todos temeram que os conflitos pudessem aumentar o seu valor. A ONU estabeleceu um prazo para que Saddam Hussein retirasse suas tropas da região.
Em 1991, após o não cumprimento de retirada pelo Iraque, os EUA deram início à operação denominada Tempestade no Deserto. Essa operação durou seis semanas, tendo como consequências a desocupação do Kuwait e o país recebeu sanções da ONU.
Guerra do Afeganistão:
Durante o século XX, o país sofreu com diversas ditaduras e após problemas como o Paquistão, ele se aproximou da União Soviética, que lhe deu apoio. Posteriormente, o país se aproximou dos EUA e teve como resposta um ataque soviético para ocupá-lo. Com a eleição de Mikhail Gorbatchev, em 1985, a Rússia passou a ter menos gastos com os militares e favoreceu o avanço de grupos como o Taleban, formado por estudantes.
O Taleban conquistou o poder em 1996 com a eleição de Mohammad Omar, que tinha o objetivo de retirar qualquer modernidade do país. Nesse governo, o terrorista Osama Bin Laden passou a viver no Afeganistão. Ele criou o grupo da Al Qaeda que, com o intuito de proteger os povos muçulmanos das tentações ocidentais, determinou que os EUA seriam seus inimigos. Esse grupo atacou os Estados Unidos diversas vezes; porém, o maior ataque ocorreu do dia 11 de setembro de 2001. Terroristas sequestraram aviões comerciais nos EUA, que bateram nas Torres Gêmeas do World Trade Center, no edifício do Pentágono e outro avião que caiu na mata.
Osama Bin Laden foi executado pelo Exército americano,