Principais conceitos em fisiologia dos sistemas urinário, respiratório e digestório
O sistema urinário consiste em eliminar grande parte das impurezas do nosso corpo através da urina e do suor, principalmente. O processo para eliminação desses resíduos ocorre quando o sangue chega até os rins, que fazem parte do sistema excretor, no interior dos quais existem os néfrons que funcionam como um filtro, onde os resíduos; como por exemplo, amônia e uréia, são encaminhados para os bacinetes, os ureteres, a bexiga e uretra, por onde são expelidos. Os nutrientes como os aminoácidos e a glicose são reabsorvidos pelo organismo.
Além de trabalhar com a filtragem do sangue, retirando dele as substâncias impuras resultantes dos processos celulares. Se tais substâncias permanecem no organismo teríamos sérios problemas de contaminação.
Na respiração, ela ocorre quando inspiramos ogás oxigênio, juntamente com outros gases existentes na atmosfera, mas o primordial para nossa sobrevivência é o oxigênio. O sistema respiratório absorve o oxigênio que é necessário para o metabolismo intracelular em todos os órgãos, Este passa pelas fossas nasais, onde é filtrado pelos pêlos e aquecido pelos pequenos vasos sanguíneos. Depois segue pela faringe, laringe, brônquios e bronquíolos, no interior dos pulmões. Nestes, há também os alvéolos pulmonares, local onde ocorre as trocas gasosas, ou seja, troca-se o gás carbônico (CO2) por gás oxigênio (O2) e este último é levado para todas as células de nosso organismo através do sangue.
Basicamente os sistemas respiratório alimenta o corpo com combustível orgânico, o sistema urinário elimina as impurezas resultantes do metabolismo celular.
2) Ao longo do exercício, há a liberação de norepinefrina. Qual é o efeito desse hormô¬nio no sistema gastrintestinal?
Quando estamos realizando uma atividade física, ocorre uma vasodilatação dos vasos sanguíneos presentes na musculatura recrutada, fazendo com que, um maior volume de sangue atinja essa