Resenha do Livro a Revolução dos Bichos de George Orwell
ORWELL, Jorge. A Revolução dos Bichos: Um conto de fadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, Nasceu em 1903 na Índia e foi educado na Inglaterra onde ficou em um internato. Em 1922 ele voltou pra Índia para trabalhar na polícia imperial, retornando a Inglaterra em 1928 onde viveu em constante pobreza, vagando por Londres e Paris.
Lançou seu primeiro livro em 1933 - Down and Out in Paris and London, Na Pior em Paris e Londres. Vai para a Espanha em 1936 lutar na Brigada Internacional. Na Segunda Guerra Mundial, torna-se correspondente para a BBC.
Durante a vida foi escritor, literário, jornalista e militante político. Frustrado com o modelo de governo na época escreveu em 1944 o livro que se tornou sucesso após o fim da guerra, que revelava sua aversão ao autoritarismo.
George era a favor das classes sociais baixas e ficou decepcionado com os Partidos Comunistas da época.
Resumo da Obra
O autor conta a história dos animais que vivem na Granja do Solar, na Inglaterra e a maneira como os mesmos são maltratados e explorados pelo Sr. Jones, dono da granja, que muito lhes exigia, mas pouco retribuía, dando-lhes somente o necessário para sobreviverem.
A exploração continuaria a ocorrer até suas mortes, sem que os animais se dessem conta disso, até o dia em que um velho porco campeão, muito estimado entre os animais, o Major, reuniu todos os animais da granja para contar-lhes um sonho que tivera na noite anterior.
O Major começa alertando-lhes que não viverá muito tempo entres eles e tenta abrir seus olhos para o quanto são explorados pelo homem, que os impede, inclusive, de consumir aquilo que é produzido por eles. O Major relata que no seu sonho os animais se rebelavam contra os humanos e os venceriam, tornando-se livres da opressão humana e produziriam somente para eles mesmos. Os animais então ficam ansiosos e esperançosos quanto à revolução
Após a morte de major, os