Principais conceitos em antropologia
“... o ponto de vista de que cada um deve preferir seu próprio modo de vida a todos os outros” (HERSKOVITS, M.J., 1948 apud Dicionário de ciências sociais, 1987. p. 437).
- há identificação pelo indivíduo com a cultura do seu grupo e a suposição de que os padrões por ele exibidos são os melhores e os mais corretos.
- pode ser entendido com uma atitude “natural” dos sujeitos no processo de relacionamento com o outro, pelo menos em uma primeira aproximação.
RELATIVISMO CULTURAL: “designa a idéia de que qualquer parte do comportamento deve ser julgada primeiramente em relação ao lugar por ela ocupado na estrutura da cultura em que ocorre e em termos do sistema de valor específico daquela cultura. Encerra desse modo um princípio de contextualismo” (Dicionário de ciências sociais, 1987. p. 1057).
- os itens culturais só podem ser entendidos e julgados dentro de seus próprios contextos.
- posição teórica de crítica ao etnocentrismo.
- no final do séc. XIX, especialmente a partir de Franz BOAS, rompe-se com a idéia de uma unidade do gênero humano incentivadora de uma hierarquização dos grupos sociais (evolucionismo). Cada aspecto de uma cultura deve ser considerado na “totalidade do contexto em que ocorreu” (BOAS).
- embora seja um conceito importante e amplamente utilizado, algumas vezes a relatividade social é tomada de maneira radical, negando a possibilidade de concepção de universais culturais. A reação a esta posição reacentua a discussão sobre os universais (em sociologia,