Principais características do sol
Estrela de magnitude 5, o Sol possui temperaturas altíssimas. Seu núcleo chega a ter mais de 10.000.000ºC (10 milhões de graus centígrados). Sua fotosfera (parte que é visível da Terra) chega a alcançar 6.000ºC. Em volta dele, giram os oito planetas do sistema solar.
Formado há mais de 4,6 bilhões de anos, o Sol é composto por nuvens de poeira, gás e restos de estrelas (pedaços de rochas). Possui manchas, chamadas de fáculas, que variam de acordo com a temperatura.
Ocupando uma posição média num braço espiral, a aproximadamente 8,5 mil persecs (30 mil anos luz) do centro galáctico, o Sol tem como vizinha mais próxima, a uma distância de 4,3 a.l., a estrela Próxima Centauro, com a qual participa no movimento de rotação das estrelas à volta da Galáxia: a uma velocidade de 250 km/s, completa uma revolução em cerca de 200 milhões de anos.
Devido à sua situação na Galáxia, à sua fase de evolução, às suas dimensões e luminosidade, o Sol apresenta-se como uma estrela vulgar de médias dimensões, com cerca de 4,5 mil milhões de anos de idade (sensivelmente a meio do seu tempo de vida previsto), sendo classificada como uma estrela anã da classe espectral G2.
O Sol orbita em torno do centro da Via Láctea, atravessando no momento a Nuvem Interestelar Local de gás de alta temperatura, no interior do Braço de Órion da Via Láctea, entre os braços maiores Perseus e Sagitário. Das 50 estrelas mais próximas do Sistema Solar, num raio de até 17 anos-luz da Terra, o Sol é a quarta maior em massa. Diferentes valores de magnitude absoluta foram dados para o Sol, como, por exemplo, 4,85, e 4,81. O Sol orbita o centro da Via Láctea a uma distância de cerca de 24 a 26 mil anos-luz do centro galáctico, movendo-se geralmente na direção de Cygnus e completando uma órbita entre 225 a 250 milhões de anos (um ano galáctico).