Principais características da 2° Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial, iniciada em setembro de 1939, foi à maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes (direta ou indiretamente). O número de mortos superou os cinqüenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados. As principais características desta Guerra foram:
No início foi um conflito puramente europeu;
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas.
Eixo de forma "meteórica" domina a Europa, deixando a Inglaterra isolada;
Os Países do Eixo reuniam aqueles que deram início ao conflito armado no mundo novamente, Alemanha e Itália. Estes foram responsáveis pelo crescimento da instabilidade em território europeu e efetiva eclosão da guerra. Juntamente com Alemanha e Itália estava ainda o Japão, o outro grande protagonista que formava a tríade dos países a serem combatidos na guerra.
"Guerras Relâmpagos" - impetuoso avanço dos tanques blindados da Alemanha, apoiados pela aviação, sobre as linhas de defesa adversárias;
Panzer é uma abreviação de "Panzerkampfwagen", um substantivo Alemão que se traduz como "Veículo Blindado de Combate", que na Inglaterra e nos Estados Unidos convencionou-se chamar de tanque. Tornou-se sinônimo dos tanques de batalha Alemães durante os anos 30 e 40, e é geralmente designado por sua abreviatura "PzKpfw". Panzers foram usados em ambos os organismos terrestres que compunham as forças armadas alemãs na Segunda Guerra Mundial.
Segunda fase da Segunda Guerra Mundial ganha proporções verdadeiramente mundiais; O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia,