PRINCIPAIS ASSUNTOS EM BIOGEOGRAFIA
PRINCIPAIS CONCEITOS:
Biogeografia: É o estudo da distribuição dos organismos de forma multidisciplinar, envolvendo a relação entre biologia e geografia, utilizando uma escala temporal e espacial. Pode ser a nível histórico avaliando em um grande espaço de tempo a distribuição do táxon ou então a distribuição ecológica que avalia esses processos em um período menor de tempo. Seu estudo se divide em descritivo(levantamento de dados), narrativo(elaboração da hipótese) e analítico(explicação sobre os padrões de distribuição).
Endemismo: Espécies ou táxons que são exclusivos de determinada área geográfica. Para o reconhecimento dos mesmos, se mapeia a área informando a presença ou ausência de determinada espécie e logo em seguida pode se usar métodos de pan biogeografia. Os mesmos são classificados em: uso ou não de algoritmos. É importante estabelecer relação com cladograma nesse tipo de estudo.
Vicariancia: quando uma população é separada por uma barreira, isso pode originar duas espécies diferentes, pois sofrem pressões seletivas diferentes e possuem necessidades diferentes. Esses estudos permitem uma análise ao longo do tempo, possibilitando comparações quanto a proximidade ou distancia temporal, evidenciando se a espécie X e Y são mais recentes que a Z por exemplo. Eventos históricos podem aproximar espécies diferentes que passaram pelo mesmo processo.
Parcimônia: tentativa de explicar a causa da distribuição geográfica de determinados táxon.
Pan Biogeografia: explicação pelo método de traços a distribuição global das espécies, bem como a substituição de espécies por meio de vicariancia. “ É para todos aqueles que acreditam na distribuição geográfica como uma realidade evolutiva e como uma fonte de informação empírica sobre a história e o da evolução” engloba aspectos evolutivos. Por meio de plotagem mapeada da distribuição das espécies, se estabelece traços conectando as espécies. Possibilitando correlacionar