Primórdios da arte
Bisontes, touros, cavalos, antílopes aparecem correndo, perseguidos por silhuetas de homens. Pensariam eles que essas cenas de captura facilitariam a vida do caçador.A Arte Egípcia influenciou os gregos que, por sua vez, influenciaram os romanos. Terá sido, assim, o início da Arte ocidental.
Os egípcios não pretendiam somente produzir obras de arte, a sua intenção maior era decorar o túmulo do seu faraó, dotando-o de todas as personagens que pudessem servi-lo, ainda, na sua outra vida. Criados dele cuidariam e lhe preparariam faustos repastos, músicos e poetas o distrairiam.As pinturas egípcias representavam sempre o homem mais alto que a mulher e com um tom de pele mais moreno, cabeça e braços, pernas e pés de perfil, contudo, o olho e os ombros eram representados de frente e os pés ambos esquerdos.
.A partir do séc. XV, em Itália, abandonam-se as formas de arte da Idade Média, num retorno às da Antiguidade Greco-latina, o renascer das formas clássicas acompanhadas da vontade de renascer a partir da descoberta e sede de descobrir.As artes cenicas em terras brasileiras nasce em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.
No século XIX, as artes cenicas atingem seu apogeu, tornando-se símbolos da vida cultural do Império do Brasil. A ópera era uma