primeiros socorros
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES - FAAR
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
PRIMEIROS SOCORROS
ARIQUEMES
2014
KARINE CAMPOS
TECNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS: IMOBILIZAÇÃO
Trabalho apresentado a Faculdade Associadas de Ariquemes - FAAr , no Curso Bacharelado Enfermagem 3° Período, na disciplina de primeiros socorros, para obtenção parcial de nota, sob orientação do Prof. Renan Pereira da Silva
Ariquemes
2014
TECNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS: IMOBILIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
Na suspeita de um caso de fratura óssea (veja Fraturas) é necessário manter imobilizada a região fraturada, até que chegue o socorro médico; essa imobilização deve ser feita no próprio local do acidente. O importante é nunca transportar uma vítima com suspeita de fratura sem imobilizar a região lesada, pois poderá haver complicações maiores, como: Rasgamento ou laceração da pele, criando fraturas expostas que não existiam; Danos a músculos, vasos sanguíneos ou nervos adjacentes, provocando inclusive paralisias totais ou perdas parciais de movimento. Além disso, uma veia ou artéria podem ser cortadas por uma lasca de osso, ocasionando séria hemorragia interna.
DESENVOLVIMENTO
Para fazer uma imobilização de emergência, siga com atenção as regras seguintes: 1. Estanque eventuais hemorragias (veja Hemorragias). 2. Não são necessários equipamentos especiais para imobilizar a vítima. Para imobilizar um membro ou parte de um membro, improvise uma tala com um pedaço de tábua, um calhamaço de jornal, uma revista grossa, um travesseiro, um galho reto de árvore ou uma parte sã do próprio corpo da vítima (por exemplo, numa fratura de uma perna, a outra pode ser amarrada à quebrada para fixá-la; um braço quebrado pode ser imobilizado contra o próprio peito).
3. Algumas fraturas podem ser imobilizadas na posição em que se encontram desde que esta não seja forçada.