Primeiros socorros
Introdução
Na área de prevenção de acidentes, deve haver a concentração de esforços de uma equipe de profissionais especializados, assim como de empresário, empregados e leigos. Com o desenvolvimento, a complexidade das tarefas, o aumento da mecanização, o perigo se torna cada vez mais presente e iminente, o que requer providências urgentes no sentido de evitar a ocorrência de fatos catastróficos.
Entretanto é praticamente impossível anulá-los. Daí a necessidade de conhecimentos de Primeiros Socorros nos acidentes do trabalho que, nestas circunstâncias, desempenham um papel preventivo do agravamento do mal ocorrido.
Por definição, Primeiros Socorros são os cuidados imediatos que devem ser dispensados à pessoa, vítima de acidente ou mal súbito. Via de regra, os Primeiros Socorros serão prestados no local da ocorrência, até a chegada de um médico, e se destinam a salvar uma vida ameaçada e a evitar que se agravem os males de que a vítima está acometida.
Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo com serenidade, compreensão e confiança. Sem ficar na dúvida, a primeira providência é controlar a si mesmo, porém o controle de outras pessoas é igualmente importante.
A informação ao acidentado acerca do que ocorre e qual será a provável evolução é um dos problemas mais difíceis que devem enfrentar as pessoas que realizam tratamento de emergência. Se não se diz nada, aumentar-se-á com isto o medo e a ansiedade, mas, falar demasiado, poder-se-á provocar um alarme e uma situação de desespero desnecessária. As ações falam mais alto que as palavras. O tom de voz tranquilo e confortante dará ao acidentado sensação de encontrar-se em boas mãos, e que a pessoa que o está atendendo não se encontra alterada. A prática de emergência simuladas ajudará a realizar manobras corretas, serenas, suaves e seguras.
Os acidentes industriais poderão ser de tipo especial, devido aos perigos ou processos implicados, entretanto, ainda assim,