Primeiros Socorros
AULA 01
Definição de Primeiros Socorros
Os Primeiros Socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou que adoece repentinamente. Também incluem reconhecer condições que põem a vida em risco em tomar as atitudes necessárias para manter a vítima viva e na melhor condição possível até que se obtenha atendimento médico.
Principais Objetivos dos Primeiros Socorros
Reconhecer situações que ponham a vida em risco;
Providenciar assistência médica;
Aplicar respiração e circulação artificiais quando necessário;
Controlar o sangramento;
Tratar de outras condições que ponham a vida em risco;
Minimizar o risco de outras lesões e complicações;
Evitar infecções;
Deixar a vítima o mais confortável possível.
Socorrista
O socorrista faz parte de um sistema de emergência médica (SEM) e como tal deve possuir uma série de características pessoais. Responsabilidade, sociabilidade, honestidade, disciplina, estabilidade emocional, boa conduta e boa apresentação pessoal.
Precisa ser capaz de assumir liderança em uma situação problemática, manter a calma enquanto estiver trabalhando sob pressão e orientar as outras pessoas a fazerem o mesmo. Ao demonstrar competência e escolher bem as palavras de incentivo, os socorristas conseguem ganhar confiança das outras pessoas presentes para que elas possam fazer tudo o que for possível no sentido de acalmar a vítima.
Técnico de Segurança do Trabalho
O profissional de Segurança do Trabalho atua conforme sua formação, quer seja ele médico, técnico, enfermeiro ou engenheiro. O campo de atuação é muito vasto. Em geral o engenheiro e o técnico de segurança atuam em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA, os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento.