Primeiros Socorros na construção civil
1. INTRODUÇÃO 3
2. PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS EM CASO DE ACIDENTE NA OBRA 4 2.1 QUEIMADURA POR FOGO 4 2.2 INTOXICAÇÃO POR MATERIAIS 4 2.3 SOTERRAMENTO 5 2.4 QUEDA DE ALTURA 5 2.5 CONVULSÃO 6 2.6 PERFURAÇÕES E HEMORRAGIAS 6 2.7 TORSÃO E CONTUSÃO 7 2.8 CHOQUE ELÉTRICO 7 2.9 DESMAIO 8 2.10 CORTES SUPERFICIAIS 8 2.11 FRATURA OU LUXAÇÃO 9 2.12 QUEIMADURA POR LÍQUIDO QUENTE 9
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERENCIA 11
1. INTRODUÇÃO: A maioria dos acidentes de trabalho em canteiros de obra podem ser evitados quando normas de segurança do Ministério do Trabalho (as NRs) são respeitadas e também com o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs). O técnico da obra ou o responsável pelo local onde aconteceu o acidente não pode expressar que está mais nervoso que a própria vítima, pois passará insegurança a ela. Quem presta os primeiros socorros não poderá permitir que se formem aglomerações em torno do acidentado, e nem tão pouco se expor aos riscos para não se tornar a próxima vítima, a primeira providencia a ser tomada é chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou os Bombeiros (193), e o responsável pela obra também deverá colher o máximo de informações possíveis sobre a pessoa e o acidente.
2. PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS EM CASO DE ACIDENTE NA OBRA:
2.1 QUEIMADURA POR FOGO:
» Se a vítima estiver em chamas, é preciso abafar seu corpo, para cortar o oxigênio do ar que alimenta a combustão com um casaco ou cobertor.
» Não jogue água, nem abane a vítima.
» Se não houver nada disponível, faça com que a pessoa role no chão.
» Apagada a chama, encaminhe para atendimento médico.
2.2 INTOXICAÇÃO POR