segurança
HELP
LEAL MOREIRA
BELÉM-PA
2010
PROJETO HELP
DIEGO KLEITON DE OLIVEIRA FURTADO
ESTAGIÁRIO TST LEAL MOREIRA
Projeto elaborado nos canteiros de obras, disponibilizado ao departamento de Recursos Humanos para avaliação, tendo como base, requisitos para elaboração de um plano de ação relacionado a primeiros socorros.
LEAL MOREIRA
BELÉM-PA
2010
INTRODUÇÃO
Observamos nos canteiros de obra um aumento significativo do quantitativo de funcionários tanto das empreiteiras como os da construtora, ritmo de obra acelerado e prazos de entrega bem ai na porta, estas situações favorecem em muito no aumento da porcentagem de possíveis acidentes que poderá a vim a acontecer, é fato afirmar também que apesar da atuação de ordem continua do setor técnico na área de Saúde e Segurança do Trabalho dentro dos canteiros de obras não eliminam essa possibilidade.
Sabemos que a construção civil passou a liderar o rank dos acidentes de trabalho como demonstra a reportagem publicada no portal R7. Um dos setores que mais crescem e contrata atualmente no mercado brasileiro, a construção civil encabeça a lista de áreas que mais registram acidentes de trabalho. No ano passado, foram registrados 472 acidentes nas obras brasileiras, segundo dados do Ministério do Trabalho.
Com a ampliação do nível de emprego no setor, os números crescem todo ano. Segundo o governo, em 2005, dos 1327 acidentes analisados, 265 ocorreram na construção. Em 2010, entre janeiro e maio, os acidentes já são 213 - quase a metade do registrado em 2009.
Portal R7 publicado em 12/07/2010 às 21h22
Em foco na atuação imediata caso ocorra um imprevisto no ambiente de trabalho trará beneficio para ambas as partes empregadas, no sentido de que o trabalhador ira se sentir seguro e amparado na ora do sinistro e a empresa “dependendo do sinistro” não será obrigada a parar