Primeiros socorro
O procedimento é necessário quando alguém a seu lado tem uma parada cardíaca. Nesses casos, a pessoa passa muito mal, fica agitada, com dores no peito, acaba entrando em colapso e cai. O ideal a fazer nessas ocasiões é pedir para que alguém chame uma ambulância, explicar o que ocorreu de fato com a vítima e, até que o atendimento chegue, você deve tentar reanimar a pessoa.
Para isso, você vai precisar seguir as instruções do vídeo abaixo (a partir do minuto 1:05). As mãos devem ser posicionadas na região do peito entre os mamilos da vítima. Seus braços devem estar esticados e você precisará fazer pressão repetidamente até que o socorro chegue.
Esse tipo de procedimento é capaz de fazer pressão em uma região de até cinco centímetros de profundidade por 100 vezes a cada minuto.
O que fazer em caso de ataque cardíaco
Antes de qualquer coisa, é preciso sempre reconhecer se o problema é este mesmo, então vamos aos sintomas: um dos sinais do ataque cardíaco é a parada cardíaca, descrita no item anterior – é preciso realizar a massagem cardíaca até que um paramédico chegue até você e a vítima.
Em outros casos, porém, os sintomas são mais leves e a vítima pode apenas reclamar de uma azia persistente. Se a pessoa tiver mais de 16 anos e não for alérgica a aspirina, ela deve tomar um desses comprimidos, pois eles podem reduzir os danos causados ao coração.
Como lidar com pessoas engasgadas
Se você já se afogou alguma vez na vida, felizmente talvez o ato de tossir tenha resolvido o problema sem maiores consequências, mas nem sempre é assim. O bloqueamento de vias aéreas pode ter consequências graves que incluem a morte.
A pessoa sufocada vai começar a tossir, e você precisa pedir para que ela continue tossindo, pois esse é um ótimo sinal de que o problema não vai ser sério. Por outro lado, se o alimento ou objeto bloquear totalmente a passagem de ar e ficar entalado na garganta, é preciso fazer uma manobra conhecida como Heimlich.
Essa técnica