Primeiros sinais da sexualidade infantil
A sexualidade surge na curiosidade da criança, assim, ela descobre seu corpo, sensações e sentimentos ligados ao sexo biológico. Isso acontece quando ela tenta evitar a dor e procurar o prazer.
Temos então, três fases iniciais da criança, que Freud nomeou, sendo elas: oral, anal e fálica.
ORAL (0-2 anos): O bebê encontra prazer na boca, em morder e sugar. Podemos observar que tudo que ele pega na mão, automaticamente leva até a boca. Nesse momento é assim que ele descobre o mundo ao seu redor.
ANAL (2-3 anos): A zona erógena do bebê concentra – se na região anal e uretral, embora ele não saiba a real função do ato, ele encontra prazer em conseguir controlar os esfíncteres.
FÀLICA (3-5 anos): quando a criança desperta interesse no sexo oposto, percebe as diferenças genitais entre o menino e a menina.
Primeiros sinais da sexualidade infantil
Fase oral
• Zona erógena: boca
Fase em que o bebê descobre o mundo pela boca, tudo que ele pega na mão ele quer morder e chupar.
Fase anal
• Zona erógena: mucosa intestinal Fase que o bebê descobre que consegue controlar os esfíncters, as fezes e a urina, ele não tem consciência do real significado de tudo, mas encontra prazer no poder controlar seu corpo.
Fase fálica
• Zona erógena: os genitais Fase que é descoberto a diferença entre os sexos, passa a ser percebido a existência do pênis no menino e a vagina na menina. Isso causa frustração na criança, o fato dos órgãos genitais serem diferentes.