Primeiro Reinado PRONTO
O primeiro reinado se iniciou com a independência do Brasil em 1822. Nesse reinado Dom Pedro I foi aclamado imperador do Brasil, e permaneceu como tal ate 1831, ao de sua abdicação.
A historia desse reinado teve fatos muito importantes para a política brasileira, como por exemplo assembléia constituinte, a constituição de 1824, a confederação do equador, a guerra da cisplatina e por fim a abdicação de Dom Pedro I. No ano de 1822 Dom Pedro I havia convocado a assembléia constituinte que tinha como principal objetivo a elaboração de uma constituição para o Brasil que tinha leis que asseguravam os direitos do governo e da população brasileira. Esse conjunto de leis deu total poder a Dom Pedro. Período Regencial
O período regencial ocorreu num contesto de transição política causada pela rápida saída do governo de Dom Pedro I. Durante o período regencial foi aberto espaço para diferentes correntes políticas, o que contribuiu para a falta de unidade dos integrantes, o que não melhorou o quadro político brasileiro; pelo contrario gerou apenas mais disputas e instabilidade. Como conseqüência dessas disputas foi a serie de revoltas deflagradas durante a regência, como por exemplo, a sabinada na Bahia, a balaiada no maranhão, a revolução farroupilha na região sul, a cabanagem e a revolta dos maleias. Essas revoltas em sua maioria não tiveram um cunho separatista.
Golpe da maioridade
O golpe da maioridade ocorreu em uma tentativa de acabar com as diversas revoltas que estavam ocorrendo no país em decorrência do poder descentralizado do período regencial. Os liberais começaram a agitar o povo pressionando assim o senado a declarar Dom Pedro II maior de idade aos 14 anos. Com Dom Pedro II no trono, os interesses liberais poderiam ser atendidos. Esse golpe estabilizou a política no país já que o poder foi centralizado nas mãos do jovem imperador com apenas 15 anos.