primeiro modulo
Módulo I (p. 18 - 19)
Documentos
1) Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente da República. Durante o seu governo, o país passava uma instabilidade política marcada por disputas e confrontos pelo poder, além de uma crise econômica e financeira desencadeada pelo ministro Rui Barbosa. O presidente Deodoro acabou renunciando diante dessa tensa situação.
2) O dois primeiros parágrafos referem-se à Revolta da Armada, ocorrida no Rio de Janeiro durante a presidência de Floriano Peixoto, quando a crise herdada do governo anterior atingiu seu ápice. O clima de revolta envolvendo os setores militares é ressaltado no documento ao mencionar que os personagens andavam armados e que havia muitos militares nas ruas intimidando os civis. Além da Revolta da Armada, também ocorreu, nessa época, a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul.
Atividades
1) Os anos inicias da República foram de instabilidade porque o governo do marechal Deodoro era muito rígido e autoritário e entrava em confronto constantemente com o Congresso e, foi de crise, porque o ministro da fazenda, Rui Barbosa, acabou provocando uma grave inflação quando pretendia industrializar o país.
2) Livre - na reposta devem aparecer os seguintes fatos: encilhamento, estado de sítio, renúncia, Revolta da Armada e Revolução Federalista. Módulo II (p. 20 - 21)
Documentos
1) Depois de passar pela peneira, os votos passam para o outro candidato, Epitácio Pessoa. A caricatura faz críticas às fraudes eleitorais, comuns durante a República Velha. O sistema político é representado na figura do diabo, pois era um sistema malévolo, desonesto. Mostra que a política das oligarquias era desonesta, favorecendo alguns grupos de modo fraudulento.
2) A caricatura transmite a idéia de que a política estadual estava nas mãos de uma elite poderosa ou mesmo de um único fazendeiro rico, situação que era favorecida pelo federalismo. Chamou-se, esse tipo de política, de coronelismo.
3) Regime