PrimeiraGuerraMundial
HISTÓRIA GERAL
PROFESSOR BOTTINO
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)
Contextualização (1871-1914)
Paz Armada – corrida armamentista e a ausência de guerra na Europa entre os anos de 1871 e 1914.
Plano político – nacionalismo.
Plano econômico – rivalidades.
Alemanha X Inglaterra e Estados Unidos – desenvolvimento industrial.
Plano imperialista – concorrência colonial.
França ferida na Guerra Franco-Prussiana1 – formação do II Reich alemão no Palácio de Versalhes e a perda a região de Alsácia-Lorena2 para os alemães.
Alemanha – visava isolar a França do resto do mundo em decorrência as guerras de unificação, seguindo o Sistema Bismarck3.
1873 – Bismarck – instalou a Liga dos Três Imperadores4 (Alemanha, Áustria-Hungria e Rússia).
1878 – rompimento da Rússia por não concordar com a posição da Áustria com relação à região dos Bálcãs (nacionalismo) – PAN-ESLAVISMO5.
Política das Alianças – países em busca de supremacia.
1882 – TRATADO DA TRÍPLICE ALIANÇA – Alemanha, Áustria e Itália tinham como principal objetivo isolar a França do resto do mundo.
1907 – TRATADO DA TRÍPLICE ENTENTE – França, Inglaterra e Rússia tinham como objetivo frear os avanços da Tríplice Aliança. Sérvia – desde o início do século XX desejava dominar os povos que fossem da mesma raça e cultura dos seus cidadãos, como, por exemplo, a Bósnia e a Herzegovina, Croácia e Eslovênia.
1908 – Questão Balcânica – a Áustria anexou a Bósnia e a Herzegovina, frustrando o nacionalismo sérvio.
Razões imediatas da Guerra
IMPERIALISMO – atritos nas colônias.
NACIONALISMO – atritos na Europa.
Principal fator para o início da guerra – assassinato do herdeiro do trono austríaco o Arquiduque Francisco Ferdinando (28 de junho de 1914)6.
Áustria – enviaram um ultimato a Sérvia, no dia 23 de julho do mesmo ano, porém a resposta não agradou aos austríacos, que romperam relações diplomáticas com a Sérvia e mobilizaram o seu exército para a guerra. A Áustria em 28 de julho de