Primeira guerra mundial
Introdução
Principais causas que desencadearam a Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
1914-1915: A Guerra de Trincheiras
1916: A Estagnação Continua
1917: Entrada dos Estados Unidos e o Armistício com a Rússia
1918: Ano Final
Brasil na Primeira Guerra Mundial
Os benefícios da Primeira Guerra para a economia brasileira
Países envolvidos na Primeira Guerra Mundial
INTRODUÇÃO:
O crescimento da capacidade de produção mundial provocou uma grande disputa entre as potências mundiais, na procura por novos mercados consumidores e de novas fontes de matérias primas.Todos acreditavam numa guerra rápida, que acabou se transformando, numa guerra de desgaste, uma guerra de trincheiras. Os adversários se equilibravam, concentrando todo o esforço nacional na produção de armas e equipamentos para suprir as forças em luta.
Pela primeira vez na Europa, toda a população foi mobilizada no sentido do esforço de guerra. Por isso o conflito foi denominado Grande Guerra.
Dois acontecimentos influíram no rumo dos acontecimentos em 1917: a revolução que tirou a Rússia da guerra e a entrada dos Estados Unidos a favor dos Aliados.
Os recursos coloniais da Entente eram variados. Os Impérios Centrais davam sinais de fraqueza. A vitória dos Aliados veio em 1918.
A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas correlações de forças estabeleceram-se no mundo, marcando o declínio da Europa e a ascensão dos EUA à condição de principal potência mundial.
Principais causas que desencadearam a Primeira Guerra Mundial
A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações européias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico