Primeira guerra mundial
A disputa imperialista entre a Inglaterra e a Alemanha, ou seja, a Tríplice Aliança, liderada pela Alemanha, e a Tríplice Entente, que venceu a guerra, encabeçada pela França. A Europa perde sua liderança para o EUA, que assumiu os comandos das negociações mundiais e se tornou o “dono” do capitalismo.
O revanchismo Frances também estava em alta, pois a França queria recuperar o território, de Alsácia-Lorena, perdido para a Alemanha, em 1871, na Guerra Franco-prussiana. Os incidentes nos Bálcãs e os incidentes no Marrocos também tiveram culpas por esta famosa guerra. Mas o motivo tido como principal “estopim”, foi a assassinato em Sarajevo, do Príncipe Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco. As investigações levaram ao criminoso, um estudante bosniano. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 10 de agosto, declarou guerra á França. E assim dando início a Primeira Guerra Mundial.
A “guerra de movimento” foi à primeira fase da “Primeira Guerra Mundial”, que duraram alguns meses, até novembro de 1914. A deslocação rápida e constante de tropas foi à principal característica desta, ou seja, o rápido avanço para o território inimigo. Os fundamentais ataques foram realizados pela Alemanha, que tentava neutralizar os russos na frente oriental, enquanto a ocidente avançava sobre a França. A partir da tática definida no Plano Schliffen, primeiro ocuparam a Bélgica, e assim penetrando em territórios franceses pelo norte. Tal invasão na Bélgica foi usada pela Inglaterra como um pretexto para participar do conflito. E ao mesmo tempo os franceses e ingleses laçaram sobre a