Primeira Guerra Mundial
1° Guerra Mundial
Disciplina: História
Betim, 28 de junho de 2013
Introdução:
A 1º guerra mundial foi um conflito regional entre Império Austro- Húngaro e a Sérvia em 20 de Julho de 1914. Conflito que depois se transformou em luta armada, e que passaria a ser uma guerra mundial envolvendo 32 nações: 28 delas denominadas “Aliadas” que lutaram contra a coligação “Entente”.
Situação conflituosa:
A guerra se sucedeu por disputa colonial, concorrência econômica e disputas nacionalistas.
Buscando novos mercados para a venda de produtos e o desejo de expansão territorial os países entraram em confronto pela conquista da África e da Ásia, assim um país (Inglaterra e Alemanha) prejudicava o outro na expansão econômica e territorial, o que os levou a uma “Grande Guerra”, conhecida assim na época por ter sido a primeira guerra que envolvia todas as nações do planeta.
A situação conflituosa foi chamada de paz armada, como era grande a possibilidade de haver uma guerra as principais potências envolvidas começaram a acelerar a produção de armas, criarem alianças políticas e fortalecer seus exércitos.
Movimentos nacionalistas:
Pan-eslavismo: liderado pelo Rússia tinha como objetivo unir todos os povos eslavos da Europa.
Pangermanismo: liderado pela Alemanha pretendia anexar à Alemanha os territórios da Europa Central onde viviam germânicos.
Revanchismo Francês: movimento nacionalista francês que visava recuperar a Alsácia-Lorena, uma região rica em minério de ferro e carvão que os franceses perderam para os alemães depois da derrota na guerra Franco-Prussiana.
Políticas de Alianças:
O governo começou com o tratado de aliança com o objetivo de aumentar as forças para enfrentar as outras nações rivais, e ela foi dividida em dois blocos:
Tríplice Aliança: formada em 1882, pela Alemanha, Áustria e Itália;
Tríplice Entente: formada em 1907 pela Inglaterra, França e Rússia como uma resposta a tríplice