Pricípios do treinamento físico
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO DO MANUAL
C20-20
São Luís-MA
2012
FICHAMENTO DO MANUAL C20-20
Trabalho elaborado como requisito de parte da 1ª nota da disciplina Educação Física VII, ministrada pelo
São Luís-Ma
2012
FICHAMENTO
1 GENERALIDADES
O presente manual, atualização do C 20-20, Edição 1990, abrange os aspectos fundamentais do treinamento físico militar (TFM) e tem por finalidade padronizar os fundamentos técnicos, além de fornecer os conhecimentos desejávei se estabelecer procedimentos para o planejamento, a coordenação, a condução e a execução da atividade física no Exército Brasileiro.
2 FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO FÍSICO MILITAR
2.1 princípios do TFM
Os mesmos princípios científicos que fundamentam o moderno treinamento desportivo são os que orientam a prática e o controle do TFM.
2.1.2 Individualidade biológica
A diferenciação da capacidade de cada indivíduo deve ser respeitada quando da execução do treinamento físico militar, para obtenção de efeitos fisiológicos adequados e para evitar-se danos à saúde do praticante.
2.1.2 Adaptação
O TFM deverá adequar as atividades físicas, de maneira que elas estejam dentro de uma faixa de trabalho que provoque o efeito de adaptação fisiológica desejado. Deverá ter, portanto, duração e intensidade suficientes para provocar modificações na aptidão física do militar.
2.1.3 Sobrecarga
É a aplicação coerente da carga de TFM, de modo que haja uma progressão controlada e metódica. [...] Segundo o princípio da sobrecarga, após a adaptação a um esforço (carga), o próximo esforço deve ser mais intenso ou de maior duração que o anterior, para que atinja a faixa de adaptação.
2.1.4 Continuidade
É verificada no inter-relacionamento das sessões durante um período anual de instrução.