PRICIPIOS FUNDAMENTAS DA CONTABILIDADE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TEORIA CONTÁBIL
PROFESSORA: ANDRÉA CELI
ALUNA: PAULO SÉRGIO JULIÃO
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
CURRAIS NOVOS, 11 de Abril de 2009
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE Os princípios fundamentais de contabilidade são obrigatórios no exercício da profissão e constituem condições de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), esses princípios representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científicos e profissionais de nosso País. Concernem, pois, à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objetivo é o Patrimônio das Entidades. São Princípios Fundamentais de Contabilidade:
I- O da ENTIDADE, que reconhece o Patrimônio como objetivo da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, onde à necessidade de diferenciar o patrimônio particular dos patrimônios existentes, ou seja, a contabilidade vai estudar as mutações que iram ocorrer no patrimônio da pessoa jurídica, não o confundindo com aquela relação de bens dos sócios.
II- O da CONTINUIDADE, afirma à vida de uma pessoa jurídica deve ser definida ou provável, a entidade prosseguirá no processo contínuo de realização de suas atividades. Em forma resumida o principio da CONTINUIDADE dentro da contabilidade quer dizer que sempre à entidade irá existir.
III- O da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independente das causas que as originaram.
IV- O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL, afirma que todos os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão