PREVISÃO DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA NO
Editor científico: James Terence Coulter Wright
Avaliação: Doublé Blind Review pelo SEER/OJS
Revisão: Gramatical, normativa e de formatação
PREVISÃO DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA NO
BRASIL: APLICAÇÃO DO MODELO ARX
João Bosco de Castro
MBA pelo Rensselaer Polytechnic Institute, EUA
Engenheiro Eletrônico, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) joao.castro@alcoa.com.br Alessandra de Ávila Montini
Professora Doutora, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) amontini@usp.br RESUMO
O objetivo deste trabalho é propor a aplicação do modelo ARX para fazer previsões de consumo residencial de energia elétrica no Brasil. Tais previsões são fundamentais para dar suporte às decisões do setor de energia com base técnica, econômica e ambientalmente sustentável. A função da demanda de energia elétrica foi modelada segundo um modelo multiplicativo, com base na teoria econômica, e incluiu quatro variáveis explicativas: tarifa residencial de energia elétrica, rendimento médio real das pessoas ocupadas, índice de inflação de utilidades domésticas e consumo de energia. Para estimar os coeficientes da equação do consumo de energia elétrica foi utilizado o modelo ARX, que considera - na projeção da variável dependente - a influência de variáveis exógenas e modela os resíduos por meio de um processo autorregressivo, a fim de aumentar seu poder explicativo. Os Resultados indicam um coeficiente de determinação de 95,4%.
Todos
os
coeficientes
estimados
foram
estatisticamente
significantes num nível descritivo de 0,10. Foram realizadas projeções do consumo residencial de energia elétrica para os meses de janeiro e fevereiro de 2010 no intervalo de confiança a 95%, o qual incluiu os valores verdadeiros de consumo observados. O modelo proposto mostrou ótima performance na previsão do consumo de energia residencial do País.