Previdência privada - aberta e fechada, com ênfase no fundo de pensão 'petros'
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Previdência Privada – aberta e fechada, com ênfase no Fundo de Pensão ‘PETROS’
Goiânia,
2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Grace Stéphanie Carvalho Santana
Isabel Alves do Nascimento
Mariana da Costa Lopes
Vitória E. Fernandes
Previdência Privada – aberta e fechada, com ênfase no Fundo de Pensão ‘PETROS’
Trabalho apresentado para fins de avaliação e em cumprimento das exigências da disciplina Contabilidade de Seguros e Previdência do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Goiás sob orientação do Prof. Artêmio Ferreira.
Goiânia,
RESUMO
Este artigo tratará da previdência privada, tanto aberta como fechada, como forma de complementação da renda durante a aposentadoria ou quando se perde a capacidade de trabalhar. Neste artigo trataremos dos conceitos, das entidades que regem cada categoria de previdência privada, as fases de cada uma, quais sejam a de acúmulo de capital e a de recebimento dos benefícios, os seus destinatários, a previsão legal, as características, bem como o tratamento que é dado pelos órgãos reguladores. Também será tratado acerca do Fundo PETROS, que é o segundo maior fundo de pensão do Brasil, foi fundado pela Petrobrás, sendo classificada como o fundo que foi pioneiro no mercado de previdência complementar no Brasil.
1. INTRODUÇÃO
A previdência social está sendo revista em todo o mundo, principalmente no que se refere aos valores dos benefícios. Com a queda no nível de renda na aposentadoria, fica difícil manter o padrão de vida apenas com o benefício da Providência Social.
Diante desse fator, e considerando a premissa de que todos pretendem manter um