PREVIDÊ NCIA SOCIAL
DISCENTE: JOANA MILENA
PREVIDÊNCIA SOCIAL
TERESINA 17 DE MAIO DE 2015
“Previdência social”: desafios atuais ao serviço social
A previdência social é uma política pública, sendo esta um dos tripé da seguridade social, terá direito a esse seguro social apenas aqueles que contribuem. O serviço social passou a existir no âmbito da previdência apenas em 1944, sendo está uma das primeiras áreas de atuação do assistente social, em resposta as demandas institucionais e da sociedade.
O serviço social é um serviço prestado aos segurados da Previdência tendo como a finalidade de esclarecer seus direitos sociais e os meios de exercê-los. Tendo como prioridade, além de facilitar o acesso aos benefícios e serviços previdenciários, estabelecer o processo de solução dos problemas sociais relacionados à Previdência Social. Possuem direito ao Serviço Social todos os segurados, dependentes e demais usuários da Previdência.
O fazer profissional do serviço social passou por um processo de reconstrução, fazendo com que os profissionais deixassem de ser apenas interlocutores, passando a se posicionar no interior da instituição. Onde este passou a ser direcionado pela Matriz teórico metodológica, sendo que esta matriz proporcionou um redimensionamento na atuação do serviço social na previdência, e buscou contribuir para a efetivação de direitos sociais da população usuária da política de previdência. A implementação dessa matriz significou um avanço tanto para os usuários da política da previdência como para os assistentes sociais, pois proporcionou o repensar e o fazer profissional do assistente social, como também buscou ampliar os direitos dos usuários.
No âmbito da previdência social o assistente social vai ter como ações prestar atendimento tanto individual como grupal aos usuários, esclarecendo quanto ao acesso aos direitos previdenciários, tais como: benefícios e serviços, condições e documentos necessários para o