Previdencia Social
Previdência Social é uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho.
No Brasil, a Previdência Social funciona através do "regime de caixa", ou seja, todas as contribuições realizadas para o INSS vão para um fundo comum e o pagamento dos benefícios aos aposentados é realizado utilizando-se diretamente as contribuições feitas pelos trabalhadores da ativa. Como o número de aposentados vem crescendo muito e a quantidade de contribuintes é cada vez menor, as contribuições ao INSS não crescem no mesmo ritmo do montante de benefícios que devem ser pagos.
Isto significa que os recursos previdenciários não são mais suficientes para pagar a massa de aposentados e, o mais grave, a dívida cresce a cada ano em função do aumento da expectativa de vida dos brasileiros, da queda do índice de natalidade no país e do aumento da economia informal e do desemprego.
Além disso, o benefício máximo pago pela previdência social é de R$ 2.801,82. Quem está acostumado a viver com uma renda acima deste valor, terá dificuldades para manter o padrão de vida quando parar de trabalhar. É por isso que, cada vez mais, as pessoas estão procurando os planos de previdência complementar, que são uma excelente solução para garantir uma aposentadoria tranqüila, confortável e de acordo com o padrão de vida ao qual você está acostumado
Previdência Complementar : A previdência complementar é um benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com base em cálculos atuariais. Além da aposentadoria, o participante normalmente tem à sua disposição proteção