PREVENÇÃO E RISCOS
O
P r o g r a m a
d e d e
A c i d e n t e s
A c i d e n t e s
P r e v e n ç ã o
d e
A e r o n á u t i c o s
1/7
O PROGRAMA DE PREVENÇÃO
DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
CONTEÚDO
Por Que um PPAA?
Os Métodos do PPAA
A Administração do PPAA
A Abordagem dos Fatores
Humano e Operacional
Eventos Críticos para a Elaboração do PPAA
Conclusão
P r e v e n ç ã o
O
P r o g r a m a
A c i d e n t e s
d e d e
A c i d e n t e s
P r e v e n ç ã o
d e
A e r o n á u t i c o s
2/7
I - POR QUE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS?
O Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA) é, além de uma prescrição regulamentar do Departamento de Aviação Civil (DAC), uma orientação básica para a atividade de
SEGURANÇA DE VÔO em uma empresa, caracterizando-se num esforço conjunto entre os diretores ou chefes e todo pessoal envolvido, direta ou indiretamente, na atividade aérea, tendo como objetivo a REDUÇÃO DA OCORRÊNCIA DOS ACIDENTES, que estão tornando a operação desnecessariamente mais onerosa.
O PPAA, baseando-se no senso comum e em experiências e conhecimentos, à semelhança de outros instrumentos da legislação, apresenta, de forma organizada, os problemas mais sérios que põe em risco a segurança de vôo na sua Organização.
Igualmente, o PPAA procura sensibilizar cada funcionário para a importância e a necessidade de identificar e eliminar pontos de atrito à segurança da operação, que certamente poderão contribuir, de alguma forma, para a ocorrência de um acidente.
Se é verdade que nada é perfeito, também é verdade que tudo pode ser aperfeiçoado. Dentro dessa idéia é que deve ser equacionada a questão da compatibilidade da prevenção de acidentes com a realização das operações, a fim de que os vôos sejam realizados com o melhor rendimento possível. Para isso, é preciso disseminar a idéia da segurança em todos os níveis da atividade aérea.
A segurança por si mesma não atrai aqueles