Prevenção do Adolescente
Promover a saúde integral dos adolescentes, procurando diminuir a taxa de mortalidade, normatizando ações em áreas primordiais, estimulando e implantando ações para assegurar o adolescente um atendimento adequando. Promovendo e apoiando estudos e pesquisas relativas na adolescência.
Contribuindo com atividades intra e interinstitucionais governamentais ou visando à formulação de uma política nacional na adolescência e juventude, a ser desenvolvida aos níveis Federal, Estadual e Municipal.
2. PREVENÇÃO NA ADOLESCÊNCIA 2.1- O PROSAD (Programa de Saúde do Adolescente).
Segundo Ministério da Saúde, o PROSAD foi criado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 980/GM de 21/12/1989, onde cria a promoção da saúde que irá identificar os riscos, fazer uma detecção precoce, e ter um tratamento antes que se agrave para haver a reabilitação. Assim respeitando as diretrizes do SUS e garantindo a Constituição Brasileira de 1988. A população alvo são jovens adolescentes entre idade média de 10 a 19 anos, que são cerca de 32 milhões de pessoas. (Dados os IBGE em 1991)
Este programa tem o foco preventivo e educativo que garante aos adolescentes ações multiprofissionais, intersetorial e interinstitucional.
Prioridades de ação:
Crescimento e desenvolvimento;
Sexualidade;
Saúde mental, reprodutiva e escolar;
Prevenção de acidentes;
Violência e maus tratos;
Família.
Situação atual do PROSAD
Esta implantada oficialmente em 27 estados da federação e já foram treinados 130 multiplicadores em atenção integral a Saúde do Adolescente.
2.2-SAÚDE
Adolescentes e jovens, por serem consideradas pessoas saudáveis, não têm a necessária atenção à saúde, a não ser nas questões de saúde reprodutiva.
Visando essa situação vejamos:
Violência Sexual
O local que mais ocorre essas violências é a residência em seguida vias publicas.
Mortalidade